TRATAMENTOS

CONTACTE-NOS

Os nossos tratamentos

• DENTISTERIA E ESTÉTICA

É a especialidade da medicina dentária que cuida das lesões dos dentes.

Visa a reconstituição da peça dentária lesada, advenham essas lesões de cáries, traumatismos, sensibilidade dentária, alterações de forma ou coloração, socorrendo-se, para isso, de diversos materiais que substituem a parte lesada.

Assim, para além da reabilitação funcional do dente, através do tratamento reabilitador, melhora a estética oral e, consequentemente, o seu sorriso.

• PRÓTESE DENTÁRIA FIXA E REMOVÍVEL

É a área que, em medicina dentária, é responsável pela reabilitação de dentes ausentes.

As grandes áreas de intervenção protésica poderão ser dividas em:

- Prótese Fixa: não são retiráveis pelo paciente, podendo consistir em pontes, coroas e facetas.

- Prótese Removíveis: são passíveis de serem retiradas pelo paciente, uma vez que se suportam nas gengivas ou em dentes existentes. Existem em diversos tipos de materiais, como sejam acrílicas, esqueléticas e nylon.

A ausência total ou parcial de dentes, para além de por em causa a função primordial da dentição: a mastigação pode, numa sociedade moderna como a que se vive, revelar-se nefasta ao bem-estar psíquico e emocional do paciente.

• ORTODONTIA

É a especialidade que se dedica ao estudo e correção dos problemas dento-esqueléticos (alteração do posicionamento dos dentes e/ou dos maxilares).

A correção é efetuada com recurso a aparelhos ortodônticos, podendo estes ser fixos ou removíveis.

A escolha de cada aparelho é sempre efetuada com base na necessidade do tratamento do caso concreto em estudo, podendo a ortodontia ser utilizada tanto por crianças como por adultos.

O correto posicionamento dos dentes, para além da primordial melhoria da função mastigatória, previne a saúde dentária em geral, a que não se pode deixar de associar o benefício estético que com o tratamento se obtém.

• IMPLANTOLOGIA

Consiste na utilização de estruturas em titânio puro, similares a um parafuso, e que são colocadas em substituição de dentes perdidos.

Constituem uma excelente alternativa às convencionais próteses removíveis, ou outras, e apresentam-se como uma solução permanente. Permitem a substituição de um ou mais dentes.

• ENDODONTIA

O tratamento endodôntico consiste na eliminação do nervo existente no interior da câmara pulpar e dos canais radiculares, nervo que é responsável pela sensação de dor.

À extração do nervo segue-se o selamento dos canais antes por ele ocupados, o que é efetuado com um material sólido, e que permita o fecho hermético do dente, com vista a evitar futuras complicações. A opção por um tratamento endodôntico permite manter o dente a ocupar o seu espaço e a sua função.

O sucesso do tratamento endodôntico, e consequente preservação do dente, pressupõe a realização de 3 sessões.

• HIGIENE ORAL

A higiene oral é a chave para uma perfeita saúde dentária. Assim, desde os tenros anos de vida, mostra-se importante a visita regular ao dentista, para verificar da necessidade de uma limpeza, situação que deve ocorrer pelo menos duas vezes por ano.

Desta forma, e com este cuidado, é possível detetar problemas de forma atempada, prevenindo danos severos em dentes, gengivas e estruturas ósseas.

As limpezas periódicas permitem, detetar riscos como cancro oral e doenças das gengivas, acautelar a perda precoce de dentes (periodontite ou piorreia), eliminar o mau hálito e proporcionar um sorriso mas limpo e brilhante.

• PERIODONTOLOGIA

Trata-se da especialidade que em medicina dentária se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes, como a gengiva, o osso alveolar e o ligamento periodontal.

A doença periodontal apresenta como fase inicial a gengivite, que se descreve por gengivas mais vermelhas que o habitual, inflamadas e com sangramento. O não tratamento poderá levar a fases mais avançadas da doença, vindo a afetar os tecidos de suporte dos dentes.

Os sintomas mais notados são a presença de pus, mau sabor persistente e dentes com mobilidade.

• ODONTOPEDIATRIA

A Odontopediatria é a área da medicina dentária dedicada aos mais jovens.

Tratam-se dos cuidados pediátricos na medicina dentária, destinando-se desde os bebés aos adolescentes. A primeira consulta é aconselhada assim que se verifica o início da erupção dos primeiros dentes.

• BRANQUEAMENTO

Os dentes tendem a escurecer com a idade, contudo, vários fatores externos podem afetar a sua coloração natural, seja pelo consumo de café, vinho ou refrigerantes, seja pelo tabagismo ou outras causas, a cor natural dos seus dentes pode ser afetada.

Através do branqueamento dentário, que se baseia na utilização e aplicação de um gel branqueador, é possível recuperar a cor natural do esmalte, tornando assim os dentes mais claros e, consequentemente, obtendo uma melhoria na estética.

O branqueamento pressupõe uma boa saúde oral, pelo que se mostra sempre benéfica a realização de consulta de avaliação do estado de saúde geral da boca. Antes do tratamento é sempre necessário fazer uma destartarização e polimento dentário, assim como a aplicação de flúor.

Contate-nos

Os tratamentos prestados na Clínica Dentária Dra Silvia Alves regem-se pelos critérios das Legis Artis, pautando-se a Clínica pelo empenho e rigor nos serviços prestados aos seus pacientes.
Nesta confor
midade, os tratamentos descritos, nomeadamente Prótese, Ortodontia e Implantologia, entre outros, estarão sempre sujeitos a uma avaliação prévia, a ser efectuada pelo médico com vista à obtenção de um diagnóstico individual ou à prescrição de exames complementares de diagnóstico necessários à realização do tratamentos.